Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Susceptibiliade/resistencia de larvas de (Anticarsia gemmatalis Hübner, 1818) (Lepdoptera: Noctuidae) a infecção pelo (baculovírus Anticarsia): estudo morfológico ultraestrutural e detecção de ..

Processo: 00/12183-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Elisa Aparecida Gregório
Beneficiário:Sheila Michele Levy
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

A lagarta da soja, Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Noctuidae) é a principal praga da cultura da soja. Seu controle biológico é realizado pelo Baculovírus anticarsia, um vírus da poliedrose nuclear (VPNAg) patógeno de insetos. O uso constante deste inseticida acarretou o aparecimento de larvas resistentes às baculoviroses. Estudos da literatura mostram que o intestino médio é o provável local de entrada do vírus no inseto, embora não tenha sido observado em células epiteliais, morfologicamente, no início da infecção. Não existem trabalhos, na literatura, que elucidem os mecanismos de resistência do inseto ao vírus; dentre as inúmeras possibilidades, diferenças na morfologia, nesta região, ou a presença de aglutininas, poderiam ser apontadas. Este trabalho tem por objetivo estudar o intestino médio de larvas de A. gemmatalis susceptíveis e resistentes ao VPNAg, infectadas e não infectadas pelo vírus, ao nível ultra-estrutura), visando identificar o local de entrada do vírus, ao longo desta região intestinal (proximal, mediana e distai), bem como os mecanismos de sua atuação nas células do intestino médio. Paralelamente pretendemos realizar a detecção de aglutininas no intestino médio destas larvas, e tentar correlacionar estes dados com os mecanismos de susceptibilidade/resistência do inseto à infecção viral. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEVY, Sheila Michele. Susceptibilidade/resistência de larvas de Anticarsia gemmatalis Hubner, 1818(Lepidoptera:Noctuidae) à infecção por nucleopoliedrovirus(AgMNPV) : estudo morfológico e detecção de aglutininas no intestino médio. 168 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.