Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da producao de beta-1,3 glucanases, proteases liticas e quitinases por microrganismos e aplicacao na lise de leveduras.

Processo: 01/05076-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Hélia Harumi Sato
Beneficiário:Luciana Francisco Fleuri
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitinase

Resumo

As enzimas que lisam a parede celular de leveduras tem aplicação biotecnológica na preparação de protoplastos, fusão celular e transformação de leveduras, e na extração de proteínas recombinantes, enzimas, pigmentos intracelulares, lipídeos e ácidos nucléicos. O estudo visa a comparação da produção das enzimas beta-1,3 glucanases, proteases e quitinases pelas linhagens B1, B22, B26, FXX, Cellulomonas cartae n.191 e Oerskovia sp n.4 que lisam a parede celular de leveduras. Serão testados meios de cultura contendo diferentes indutores para a produção das enzimas líticas. Será testada a atividade de lise da parede celular de diferentes leveduras utilizando-se as preparações enzimáticas brutas produzidas pelas seis linhagens. O microrganismo melhor produtor de enzimas líticas será selecionado para a obtenção de preparação enzimática para lise de leveduras. Será testada a aplicação das enzimas líticas na lise de leveduras e extração de proteínas intracelulares e ligadas à célula. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLEURI, Luciana Francisco. Produção de [beta]-1,3 glucanases, proteases liticas e quitinases por microrganismos e aplicação na lise de leveduras. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.