Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamismo, lustro e decadência: vida material N‚O Vale dò paraopeba/mg ( 1840/1900)

Processo: 02/10184-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 04 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Eni de Mesquita Samara
Beneficiário:Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Século XIX   Minas Gerais   Arcaísmo   Riqueza   Escravidão

Resumo

Este projeto consiste em avaliar o dinamismo, o lustro e a decadência ocorridos no Vale do Alto-Médio Paraopeba/MG, entre os anos de 1840 a 1900. Parte-se do pressuposto que a vida material, dessa região dinâmica e importadora de cativos, sofreu significativas mudanças e transformações após o fim do sistema escravista. Os inventários post-mortem, os relatórios de Presidentes de Província, os relatos de viajantes estrangeiros e os jornais compõem aqui o mosaico das principais fontes primárias. Provavelmente a análise de tais documentos irá descortinar as alterações, as rupturas e as continuidades existentes na dimensão material daquele espaço geográfico. É também interesse comparar a realidade encontrada com os estudos já realizados para a Província de São Paulo (principalmente o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira), Rio de Janeiro e demais localidades do Brasil. Tal abordagem comparativa pode contribuir no entendimento do século XIX sugerindo novos problemas, apontando, por outro lado, realidades distintas e até mesmo ignoradas no passado brasileiro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINEZ, Cláudia Eliane Parreiras Marques. Cinzas do passado: riqueza e cultura material no vale do Paraopeba/MG (1840/1914). 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.