Busca avançada
Ano de início
Entree

Plasticidade neuronal e glial e a resposta trófica no sistema nervoso central submetido a lesões de feixe de fibras. comparação com as lesões de corpos celulares neuronais induzidas pela 6-hidroxidopamina

Processo: 96/00470-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1996
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Gerson Chadi
Beneficiário:Vânia Canterucci Gomide
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Microglia

Resumo

Diversos fenômenos morfológicos e bioquímicos são desencadeados no Sistema Nervoso Central submetido ao trauma. Tais fenômenos tentam evitar a morte neuronal e promover a cicatrização e o reparo da área lesada. Esses eventos acontecem mediante a existência de substâncias que desempenham uma ação trófica e ou protectiva ao SNC e seus componentes. Este estudo pretende avaliar a reação glial, as ações tróficas paracrinas e autocrinas e a modulação astroglia-microglia após as lesões traumáticas do corpo caloso e da pirâmide bulbar e as induzidas pela 6-hidroxidopamina. Serão utilizados ratos Wistar jovens e a investigação fará uso do método dia imunohistoquímica para os marcadores GFAP (proteína fíbrilar ácida glial) dos astrócitos, OX 42 (marcador de fagócitos cerebrais) para visualização da microglia, bFGF (fator de crescimento fibroblástico básico) para análise do trofismo local e o neurofilamento para a visualização dos neurônios e seus prolongamentos. A análise do tipo celular envolvido na expressão do bFGF será obtida pelos métodos da imunofluorescência indireta e imunoperoxidase de 2 cores de localização simultânea de antígenos. O conhecimento da possível ação dos astrócitos como mediadores da síntese de fatores neurotróficos poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas novas no tratamento de doenças neurodegenerativas é traumáticas que acometem o sistema nervoso central. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMIDE, Vânia Canterucci. Estudo imunohistoquímico das respostas tróficas e plásticas no cérebro do rato submetido à calosotomia estereotóxica. 1997. 173 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.