Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e espectroscopia de difenilfosfinatos de lantanídeos

Processo: 97/14247-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Elizabeth Berwerth Stucchi
Beneficiário:Sergio Luis Scarpari
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Luminescência   Complexos

Resumo

As propriedades luminescentes de complexos de alguns íons lantanídeos tem sido estudadas com vistas à aplicação em dispositivos fotoluminescentes. Alem da estabilidade química, estes dispositivos requerem compostos não higroscópicos e termicamente resistentes. Estas características são encontradas nos difenilfosfinatos de lantanídeos que vêm sendo estudados em dissertação de mestrado (proc. FAPESP 96/1110-7). No presente projeto pretende-se determinar as estruturas e aprofundar os estudos das propriedades ópticas dos difenilfosfinatos preparados no projeto acima e de novos compostos, a saber: i) complexos de íons Ln(III) (Eu/La, Gd/Eu, Gd/Tb) com o ácido difenilfosfínico; ii) complexos de európio (III) com ligantes análogos (ácido bis-esterilfenilfosfínico e ácido bis-acetilfenilfosfínico). Também pretende-se avaliar o controle das características de partículas durante a preparação e a incorporação em polimetilmetacrilato (PMMA). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARPARI, Sergio Luis. Luminescência e aspectos estruturais de difenilfosfinatos de alguns íons lantanídeos. 2001. 90 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.