Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no Estado de São Paulo

Processo: 02/00891-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Arlindo Philippi Junior
Beneficiário:Giuliano Marcon
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacia hidrográfica

Resumo

A Política Nacional e do Estado de São Paulo de Recursos Hídricos têm representado avanços conceituais referentes ao tratamento da dicotomia crescimento econômico x sustentabilidade ambiental regional. Trazendo o caráter de descentralização, integração e participação, essas políticas representam o rompimento com o desenvolvimento, promovido por órgãos públicos, baseado em polarizações, e em forma de eixos, que permite desigualdades sócio-regionais, provendo pouca atenção aos recursos ambientais em favorecimento do crescimento econômico. No entanto, somente a existência dessas leis não significa, necessariamente, seu funcionamento pleno. Há que se ter instrumentos para avaliar suas aplicações. O objetivo é avaliar a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos à bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no Estado de São Paulo, visando a contribuir para aperfeiçoamentos e reformulações das ações do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos na região. Serão utilizados o método observacional, fontes documentais e entrevistas. Serão identificados os dados a respeito do cumprimento do objetivo da Política Estadual de Recursos Hídricos mais recorrentes e avaliadas as possíveis generalizações. A interpretação será feita associando-se a teoria com os resultados práticos. As atividades do plano de trabalho estão alocadas no tempo conforme o cronograma de execução, constante do Projeto de Pesquisa anexo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCON, Giuliano. Avaliação da política estadual de recursos hídricos de São Paulo nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 2005. xv,256 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.