Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes dopantes na atividade fotocatalitica assistida eletroquimicamente de tio2 para a oxidacao de fenol.

Processo: 99/10600-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Romeu Cardozo Rocha Filho
Beneficiário:Edison Aparecido Laurindo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fotoeletroquímica   Dióxido de titânio   Fotocatálise

Resumo

A contaminação do meio ambiente tem sido apontada como um dos maiores problemas da sociedade moderna. Entre os novos processos de descontaminação ambiental que estão sendo desenvolvidos, os chamados processos oxidativos avançados vêm atraindo grande interesse por serem mais sustentáveis a longo prazo. Entre os POA, a fotocatálise heterogênea tem sido amplamente utilizada para descontaminação ambiental. Apesar do TiO2 ser considerado o semicondutor mais fotoativo, a recombinação elétron/buraco é apontada como o principal limitante para o rendimento total do processo. Algumas tentativas para minimizar tal recombinação têm sido estudadas tal como a incorporação de metais à sua estrutura cristalina ou à sua superfície. Deste modo, pretende-se estudar o efeito de diferentes dopantes na atividade fotocatalítica assistida eletroquimicamente de eletrodos de TiO2 aplicado na oxidação de fenol. Os eletrodos sobre substrato de Ti serão preparados a partir de diferentes precursores, utilizando-se diferentes composições do dopante. A caracterização será realizada por MEV, EDS, voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica e por medidas de fotocorrente. O efeito do dopante na oxidação de fenol será investigado na ausência e na presença de irradiação de luz na região do UV próximo, assistida ou não eletroquimicamente. As oxidações serão acompanhadas através de medidas de COT e/ou DQO. (AU)