Busca avançada
Ano de início
Entree

Retranslocação e teores totais de macronutrientes em folhas das espécies de mangue de Guaratiba, Rio de Janeiro, suas relações com a fertilidade do substrato e com a inundação pela maré

Processo: 00/00182-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Yara Schaeffer Novelli
Beneficiário:Fabio Moreira Corrêa
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Manguezais   Avicennia   Laguncularia racemosa   Translocação vegetal   Variações sazonais

Resumo

Os manguezais são ecossistemas fundamentais no enriquecimento das águas costeiras adjacentes, o que se procede através da exportação de serapilheira pelas marés. Para compensar a perda de nutrientes do manguezal, as árvores desenvolveram um mecanismo denominado retranslocação, que consiste na transferência dos nutrientes existentes nas folhas para as partes de madeira durante a senescência. Este projeto visa determinar as taxas de retranslocação para as espécies Rhizophora mangle, Avicennia schaueriana e Laguncularia racemosa em uma tranversal de estudo situada no manguezal da Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba. Serão utilizadas 1120 amostras de folhas coletadas ao longo de um ano em sete estações de amostragem para se determinar possíveis variações sazonais, assim como variações decorrentes do nível de inundação pela maré e da concentração de nutrientes no sedimento, e ainda a influência da salinidade da água intersticial, do desenvolvimento estrutural e do grau de exposição à luz. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Fabio Moreira. Retranslocação e teores de macro-nutrientes em folhas das espécies de mangue de Guaratiba, Rio de Janeiro. 2003. 259 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.