Busca avançada
Ano de início
Entree

Machado de assis e oswald de andrade na formacao de paulo emilio salles gomes.

Processo: 99/10579-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Zenir Campos Reis
Beneficiário:Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Machado de Assis

Resumo

Três mulheres de três pppés e roteiros de cinema de Paulo Emilio (PE) e Memórias sentimentais de leão Miramar de Oswald de Andrade (O A) formam o corpus do estudo, definido a partir da consideração, ainda uma hipótese, de que esse conjunto de ficções corresponda a leituras produtivas da obra de Machado de Assis (MA) posterior a 1880. Por leituras produtivas entendo a postura do próprio Machado diante da ficção romântica brasileira - um trabalho que envolve a síntese e a superação (Cândido, Formação). A fórmula seria esta: OA e PE leram MA, assim como MA leu os românticos. Há aí grandes diferenças: um, tendo diante de si uma tradição fragílima, tratou de dar-lhe um novo sentido e, nessa mudança de patamar, torna-se um clássico - aquele que sintetiza experiências dispersas; OA e PE assumem diante de MA uma das atitudes possíveis frente a um clássico, a reprodução criativa, uma variante de leitura produtiva. O sentido dessa reprodução toca o caráter de 'Instrumento de descoberta e interpretação que a literatura assumiu no Brasil: Machado deu forma literária ao escravismo; OA e PE representaram as circunstâncias da alta do café e o "milagre econômico". A intenção é discutir semelhanças de procedimentos artísticos dessas representações e semelhanças entre os três momentos históricos indicados (Segundo Império, anos 20 e período 67-73). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIUTTI, Francisco Roberto Papaterra Limongi. Assis, Andrade e Gomes destruidores associados. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.