Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização da estrutura relacionada a aderência localizada em uma amostra de Escherichia coli produtora de lesão attaching and effacing, desprovida da fímbria bundle-forming pilus e não pertencente a sorogrupos de EPEC

Processo: 02/00987-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Tânia Aparecida Tardelli Gomes do Amaral
Beneficiário:Rodrigo Tavanelli Hernandes
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diarreia   Virulência   Escherichia coli enteropatogênica

Resumo

Escherichia coli enteropatogênicas (EPEC) são definidas pela presença do plasmideo EAF ("EPEC adherence factor") e ausência dos genes stx, relacionados com a produção de toxinas Shiga. Seu mecanismo central de patogenicidade compreende a formação de lesão característica no epitélio intestinal denominada "Attaching and, Effacing" (A/E). A lesão A/E está associada com uma ilha de patogenicidade-região LEE ("Locus of enterocyte effacement"). Um dos genes da região LEE (eae) codifica uma OMP (intimina) responsável pela aderência íntima, observada na lesão A/E. Outra propriedade das EPEC é a produção do padrão de adesão localizada (AL), caracterizado por microcolônias bacterianas compactas sobre células HeLa e HEp-2, após 3 horas de contato bactéria-cétula. AL está associada com a expressão de BFP ("bundle-forming pilus"), que parece promover a agregação bactéria-bactéria nas microcolônias e a aderência que precede a aderência íntima mediada pela intimina. Durante a caracterização do potencial de virulência de uma coleção de 59 amostras de amostras de E.coli eae+ EAF- stx- não pertencentes aos sorogrupos de EPEC, foi observado em nosso laboratório, que 9 amostras produziam AL, em ensaios de aderência de 6 horas. Estudos preliminares revelaram que elas não expressam BFP. Este projeto tem por objetivo identificar e caracterizar a estrutura relacionada com AL em uma amostra selecionada dessa coleção e investigar seu papel na aderência a células HeLa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERNANDES‚ R.T.; SILVA‚ R.M.; CARNEIRO‚ S.M.; SALVADOR‚ F.A.; FERNANDES‚ M.C.D.C.; PADOVAN‚ A.C.B.; YAMAMOTO‚ D.; MORTARA‚ R.A.; ELIAS‚ W.P.; DA SILVA BRIONES‚ M.R.; OTHERS. The localized adherence pattern of an atypical enteropathogenic Escherichia coli is mediated by intimin omicron and unexpectedly promotes HeLa cell invasion. Cellular Microbiology, v. 10, n. 2, p. 415-425, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.