Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de catecolaminas, por injeção direta no HPLC, em amostras de sangue de animais submetidos ao estresse

Processo: 98/05510-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Manoel Lima de Menezes
Beneficiário:Andréa Sanchez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Catecolaminas   Estresse fisiológico   Plasma (líquidos corporais)

Resumo

Catecolaminas são neurotransmissores reguladores de diversas funções orgânicas bem como moduladores do sistema nervoso autônomo e central. O nível de excreção de adrenalina e noradrenalina no plasma e urina são aumentados sob várias condições de estresse, devido ao aumento da liberação de adrenalina pela medula adrenal e de noradrenalina das terminações nervosas adrenérgicas. Diversas pesquisas no sentido de conhecer a síntese, metabolismo e determinação de catecolaminas em plasma, por cromatografia líquida, tem sido a preocupação de diversos pesquisadores. Vale ressaltar, que podem ocorrer diferenças nos níveis de catecolaminas de acordo com o tipo de duração do estresse ao qual o indivíduo é submetido, desta forma a determinação dos níveis destes hormônios no plasma pode favorecer e reforçar diversas pesquisas no sentido de estudar a fisiofarmacologia de diversos processos interligados ao estresse. Os métodos analíticos relatados na literatura especializada, para a determinação de catecolaminas, têm apresentado algumas dificuldades para a sua execução, uma vez que exigem a preparação da amostra através de extração e purificação das catecolaminas, antes de serem injetadas no HPLC. O presente projeto de pesquisa propõe o emprego de uma coluna cromatográfica com superfície interna de fase reversa, (ISRP), na determinação das catecolaminas, (adrenalina, noradrenalina, dopamina e 3,4-dihidroxifenilalanina), por injeção direta da amostra no HPLC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHEZ‚ A.; TOLEDO-PINTO‚ EA; MENEZES‚ ML; PEREIRA‚ OCM. A simple high-performance liquid chromatography assay for on-line determination of catecholamines in adrenal gland by direct injection on an ISRP column. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 50, n. 5, p. 481-485, 2004.
SANCHEZ‚ A.; TOLEDO-PINTO‚ EA; MENEZES‚ ML; PEREIRA‚ OCM. Changes in norepinephrine and epinephrine concentrations in adrenal gland of the rats submitted to acute immobilization stress. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 48, n. 6, p. 607-613, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.