Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação autonômica da resposta taquicárdica ao exercício pela ocitocina endógena no complexo solitário vagal em ratos normotensos e hipertensos

Processo: 02/00621-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Lisete Compagno Michelini
Beneficiário:Keila Tomoko Higa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ocitocina   Vasopressinas   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autonomica | Exercicio | Hipertensos | Modulacao | Nts-Dmv | Ocitocina

Resumo

Trabalhos em nosso laboratório demonstraram que a vasopressina e a ocitocina são liberadas no NTS-DMV durante o exercício dinâmico (Dufloth et al., 1997; Braga et al., 2000), determinando modulação da resposta taquicárdica ao exercício sem alterar a resposta pressora. Vasopressina age potencializando a taquicardia do exercício em ratos sedentários e treinados (Dufloth et al., 1997), enquanto a ocitocina deprime a resposta taquicárdica apenas em ratos treinados (Braga et al., 2000). Entretanto, não foi possível, através destes estudos, determinar o(s) mecanismo(s) pelo(s) qual(is) a vasopressina e a ocitocina modulam a resposta taquicárdica final. No presente estudo, utilizando a técnica de Análise Espectral Autorregressiva para a quantificação não invasiva no animal intacto do tônus autonômico, pretendemos: 1) Determinar a magnitude do tônus simpático e parassimpático ao coração e do tônus simpático à periferia na situação de repouso em ratos normotensos e hipertensos, submetidos ou não a treinamento físico; 2) Comparar nos mesmos animais as alterações ocorridas quando os ratos sedentários e treinados realizam exercício dinâmico; 3) Determinar, através do bloqueio de receptores de ocitocina no NTS-DMV, as alterações do balanço simpato-vagal que determinam redução da taquicardia do exercício especificamente nos ratos treinados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIGA-TANIGUCHI, KEILA T.; FELIX, JORGE V. C.; MICHELINI, LISETE C.. Brainstem oxytocinergic modulation of heart rate control in rats: effects of hypertension and exercise training. Experimental Physiology, v. 94, n. 11, p. 1103-1113, . (02/00621-0, 06/50548-9, 02/11937-9)