Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia das propriedades dos agregdos no comportamento de misturas asfaticas, avaliados segundo as especificacoes superpave.

Processo: 01/13253-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:José Leomar Fernandes Júnior
Beneficiário:Lilian Tais de Gouveia
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

O desempenho dos pavimentos de concreto asfáltico depende amplamente das propriedades e proporções relativas dos seus principais componentes, ou seja, dos agregados, do cimento asfáltico e do volume de vazios. O agregado mineral constitui cerca de 95% do peso das misturas asfálticas, tendo assim uma importante influência nas propriedades e no desempenho dessas misturas. Os agregados minerais podem variar significativamente quanto às características que condicionam a sua adequabilidade como material de pavimentação asfáltica, tais como: mineralogia, granulometria, resistência, durabilidade, sanidade, forma, angularidade e textura superficial das partículas. Tal variação, associada à falta de informações precisas sobre a influência dos agregados no desempenho das misturas asfálticas quanto à deformação permanente, às trincas por fadiga e ao desgaste, indicam a necessidade de estudos detalhados das propriedades dos agregados que são essenciais para assegurar que pavimentos de alta qualidade sejam construídos. Nesta*proposta de trabalho, procura-se contribuir para os estudos da influência dos agregados no desempenho das misturas asfálticas, considerando as condições que prevalecem no Brasil e, através das avaliações dos efeitos da granulometria, do tamanho nominal máximo, das propriedades volumétricas das misturas e das propriedades dos agregados de consenso e de origem, especificadas pelo Superpave, prognosticar o desempenho dessas misturas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVEIA, Lilian Tais de. Contribuições ao estudo da influência de propriedades de agregados no comportamento de misturas asfálticas densas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.