Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise temporo-espacial e socio-ambiental dos municipios componentes da bacia hidrografica do rio mogi-guacu (sp) atraves de tecnicas de geoprocessamento, 1970 a 2000.

Processo: 00/09732-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Pesquisador responsável:Jansle Vieira Rocha
Beneficiário:Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Geoprocessamento

Resumo

A pesquisa tem como foco de estudo compreender historicamente quais os principais fatores responsáveis pelas transformações ocorridas no uso da terra na área que abrange a Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu (SP), entre 1977 e 1999. Esta preocupação se dá pelo fato da área ocupar posição geográfica estratégica e por apresentar constantemente uma produção significativa no setor agropecuário. Para detectar as transformações no uso da terra no decorrer dos anos será desenvolvida uma metodologia visando à integração de dados físicos com indicadores sócio-econômicos, através de técnicas de Geoprocessamento, possibilitando acompanhar temporalmente as tendências econômicas, políticas, sociais e ambientais da área estudada. Esta pesquisa é composta por três etapas distintas, a elaboração de um Banco de Dados de Atributos, proveniente dos resultados da aplicação do Modelo "SHIFT-SHARE" para cada um dos trinta e oito municípios da Bacia, baseadas em dados do IBGE - Anuário de Produção Agrícola Municipal nos anos 1977, 78, 79, 87, 88, 89 e 97, 98, 99; a elaboração de um Banco de Dados Espacial com a análise multitemporal dos principais cultivos agrícolas na área de estudo, através de cartas de uso da terra e imagens de satélite LANDSAT -TM; e por fim, serão realizadas análises e correlações entre o Banco de Dados de Atributos e o Espacial através do SIG a fim de gerar resultados que auxiliarão em planejamentos mais adequados para a área. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHEER, Marcia Aparecida Procopio da Silva. Geoprocessamento e o modelo shift-share na análise das transformações do uso da terra nos municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu (SP), 1979 a 2001. 2004. 141 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.