Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das interações entre biomoléculas e polímeros

Processo: 00/08051-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Denise Freitas Siqueira Petri
Beneficiário:Arlete Tavares Almeida
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/13070-2 - Estudo da formação de monocamadas de polissacarídeos e da imobilização de macromoléculas biológicas sobre as mesmas, AP.JP
Assunto(s):Adsorção (química)   Polímeros (química orgânica)   Cinética química   Moléculas bioativas   Elipsometria

Resumo

A imobilização de biomoléculas sobre diferentes substratos vem sendo muito utilizada em aplicações tecnológicas e biomédicas. Até hoje, pouco se sabe sobre aspectos cinéticos e mudanças conformacionais das macromoléculas biológicas quando adsorvidas. Este trabalho tem como objetivo o estudo cinético da adsorção de biomoléculas sobre superfícies sólidas e a influência de alguns parâmetros (forma geométrica do substrato, força iônica, pH). Os resultados experimentais de adsorção das biomoléculas serão comparados com modelos teóricos propostos para cinética de adsorção. Substratos esféricos serão obtidos por meio de polimerização por emulsão convencional (via química) e induzida por radiação ionizante; substratos planos serão obtidos por revestimento rotacional. Técnicas como elipsometria, espectroscopia vibracional no infravermelho, medidas de ângulo de contato, microscopia de força atômica e de fotoelétrons com fonte de raio X serão utilizadas na caracterização dos substratos obtidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA‚ AT; SALVADORI‚ MC; PETRI‚ DFS. Enolase adsorption onto hydrophobic and hydrophilic solid substrates. Langmuir, v. 18, n. 18, p. 6914-6920, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

KIT PARA ANÁLISES CLÍNICAS UTILIZANDO ENZIMAS IMOBILIZADAS PI0600304-4 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Denise Freitas Siqueira Petri; Sabrina Montero Pancera; Arlete Tavares Almeida - 20 de janeiro de 2006