Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de argamassas leves para a construção civil

Processo: 00/03125-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Márcio Raymundo Morelli
Beneficiário:Mateus Alves Coimbra
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Construção civil   Cimento (construção civil)   Argamassa   Materiais compósitos

Resumo

O objetivo do projeto de pesquisa consiste na obtenção e estudo de uma argamassa de baixa densidade (peso leve) para o uso na construção civil através da adição de agentes formadores de microporosidade controlada e/ou aditivos residuais capazes de modificar as características de uma argamassa convencional. A técnica vem sendo recentemente apontada como uma promissora alternativa para a construção de estruturas leves, onde o compromisso da resistência mecânica aliada às ações ambientais, tais como degradações físico-químicas provocadas por intemperismo, não representam pré-requisitos básicos da construção civil. Assim sendo, esse trabalho utilizará aditivos adequados para a formação de bolhas estáveis (precursores de microporosidade), e também deverá analisar ainda, a influência da adição de outros componentes orgânicos e/ou orgânico-inorgânicos nas características de argamassas com novas estruturas (materiais compósitos). A avaliação da influência dos aditivos, bem como do método de preparação das argamassas leves que incluem o mecanismo de mistura, o desenvolvimento microestrutural e propriedades serão correlacionados, visando à obtenção de uma composição adequada que possa ser utilizada na fabricação de estruturas leves e ainda ser estendida para o desenvolvimento de concretos de baixa densidade ("concretos leves"). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COIMBRA, MATEUS ALVES; SANTOS, W. N. DOS; MORELLI, MARCIO RAYMUNDO. Recuperação de resíduos inorgânicos para a construção civil. Cerâmica, v. 48, n. 306, p. 44-48, abr.-jun. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.