Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um metodo de diagnostico molecular para o cancer gastrico baseado na analise do perfil de expressao genica atraves da metodologia de cdna microarray.

Processo: 99/12522-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Lima Reis
Beneficiário:Sibele Inacio Meireles
Instituição-sede: Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de diagnóstico molecular   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Neoplasias gástricas   Expressão gênica

Resumo

O câncer de estômago tem uma importância muito grande principalmente no Brasil devido à sua alta taxa de incidência e mortalidade. Com o objetivo de entender melhor a nível molecular o câncer de estômago, pretendemos estudar a expressão gênica em mucosa gástrica normal e tumoral, a fim de encontrar marcadores moleculares indicadores do processo de transformação maligna neste órgão. Utilizando a metodologia de DNA microarray, pretendemos construir chips de DNA contendo seqüências derivadas de tumor de estômago obtidas do Projeto Genoma de Câncer Ludwig/FAPESP. Através desta metodologia poderemos definir os genes mais ou menos expressos durante o desenvolvimento do tumor comparando com a mucosa normal. Após estabelecimento do perfil molecular na mucosa gástrica pretendemos relacioná-lo com o diagnóstico do tumor definido pelo Departamento de Anatomia Patológica do Hospital do Câncer. A comparação entre o perfil de expressão gênica e o diagnóstico anatomopatológico do tumor poderá contribuir para o entendimento do processo de transformação maligna no estômago e para o diagnóstico precoce deste tumor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: