Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da ductilidade de vigas de concreto armado ordinario e de alto desempenho atraves do codigo de calculo - castem 2000.

Processo: 00/14277-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Monica Pinto Barbosa
Beneficiário:André Luís Gamino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Análise numérica   Ductilidade

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade investigar, através de uma análise numérica, os efeitos da conjunção dos materiais aço e concreto na deformabilidade de vigas simplesmente armadas à flexão, de concretos com diferentes resistências e com variadas taxas de armadura longitudinal utilizando o código de cálculo CASTEM 2000. Procurar-se-á retratar os principais aspectos que influenciam a ductilidade de vigas de concreto armado, analisando qualitativamente e quantitativamente os materiais constituintes - aço e concreto - bem como o detalhamento das armaduras transversais e longitudinais. Dentro desta lógica, será estudado a influência, sobre a ductilidade de vigas de concreto armado, do limite elástico das armaduras transversais e longitudinais, do espaçamento entre as armaduras transversais (estribos) e da relação base sobre altura da peça estrutural (efeito escala) através da visualização e análise de curvas carga x flecha obtidas pelo código CASTEM 2000. Essas atividades numéricas deverão ser desenvolvidas tanto para concretos ordinários, como para concretos de alto desempenho, tendo como base experimentalista (comparativa), resultados de vigas ensaiadas em laboratórios de pesquisa brasileiros e de outros países, como por exemplo, os resultados obtidos por Farage e Ribeiro em suas dissertações de mestrado - COPPE - UFRJ e os resultados obtidos por Lorrain dentre outros. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAMINO, André Luís. Análise numérica da ductilidade de vigas de concreto armado convencional e de alto desempenho. 2003. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.