Busca avançada
Ano de início
Entree

Os nectários de Croton sarcopetalus Mull. Arg. (Euphorbiaceae) e seu papel na biologia reprodutiva

Processo: 96/12303-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 1997
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Adelita Aparecida Sartori Paoli
Beneficiário:Leandro Freitas
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia reprodutiva   Anatomia

Resumo

O estudo da biologia reprodutiva e das interações planta-animal muitas vezes é vital para o entendimento dos mecanismos evolutivos. Croton sarcopetalus (Euphorbiaceae) é um espécie arbustiva díclino-monóica distribuída entre as províncias de Jujuy e Córdoba, Argentina, que possui nectários nas flores, frutos, folhas e estipulas. Neste trabalho vem sendo estudado a estrutura e a ultra-estrutura dos nectários florais e extraflorais e a composição química de suas secreções; o sistema reprodutivo; os visitantes florais e extraflorais e a relação existente entre os nectários extraflorais e as formigas visitantes de C. sarcopetalus. As coletas, observações e experimentos foram realizados em populações naturais localizadas em Villa Warcalde, município de Córdoba, Cba - Argentina (31º lat S e 64º long W). O estudo morfo-anatômico foi realizado em material fresco e fixado, com auxílio de microscópio estereoscópico e microscópio óptico. Para o estudo da ultra-estrutura dos nectários as secções ultrafinas serão observadas e fotografadas em microscópio eletrônico de transmissão. A identificação e a quantificação dos carboidratos presentes no néctar foi realizada por meio de cromatografia gasosa. Testes colorimétricos foram aplicados para a detecção de alcalóides, antioxidantes, compostos fenólicos e lipídeos e para a quantificação de aminoácidos no néctar. O sistema reprodutivo foi estudado através de experimentos de polinizações manuais, comparando-se a produção de sementes nos diferentes tratamentos. Observações de campo foram realizadas semanalmente para o estudo dos visitantes florais e quinzenalmente para os visitantes dos nectários extraflorais, por um período de dez meses. A produção de frutos e sementes e a área foliar consumida por herbívoros foram comparadas em plantas com ramos excluídos de formigas e ramos em condições naturais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Leandro. Os nectários de Croton sarcopetalus mull. Arg. (Euphorbiaceae) e seu papel na biologia reprodutiva. 109 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.