Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva de Liophis miliaris (Serpentes, Colubridae) em três localidades do Brasil

Processo: 00/13654-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Lígia Pizzatto do Prado
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Serpentes   Caracteres sexuais   Fecundidade   Biogeografia

Resumo

As serpentes de regiões tropicais apresentam grande diversidade de estratégias reprodutivas. Entretanto, a escassez de dados para a maioria das espécies ainda não permite estabelecer as tendências e padrões existentes na região. Utilizando exemplares preservados em coleções científicas e indivíduos vivos recebidos no Instituto Butantan serão obtidos dados sobre dimorfismo sexual, ciclo folicular e testicular, tamanho de ninhada, comprimento e massa de recém-nascidos de Liophis miliaris. Serão estudadas serpentes provenientes de três regiões: (1) norte da Mata Atlântica (litoral sul da Bahia), (2) sul da Mata Atlântica (litoral de São Paulo e Paraná) e (3) matas estacionais e cerrados do sudeste (interior de São Paulo e Paraná). Vários aspectos da reprodução dos Xenodontini já são conhecidos para outras espécies e este estudo poderá contribuir para a melhor compreensão das relações ecológico-filogenéticas na Tribo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Lígia Pizzatto do. Reprodução de Liophis miliaris (Serpentes: Colubridae) no Brasil: influencia historica e variações geograficas. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.