Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia e comportamento social de Odontomachus hastatus (Hymenoptera: Formicidae: Ponerinae)

Processo: 00/00442-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira
Beneficiário:Rafael Xavier de Camargo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento social animal   Insetos sociais

Resumo

Formigas são animais com um alto grau de organização social e de grande interesse para a ecologia comportamental e sociobiologia. Odontomachus hastatus, formiga da subfamília primitiva Ponerinae, será estuda em seus aspectos ecológicos e comportamentais. É encontrada em abundância na Reserva Estadual da Ilha do Cardoso e seus ninhos são construídos em raízes de bromélias epífitas. Dados preliminares indicam que as colônias de O. hastatus são relativamente grandes e apresentam muitas rainhas (poliginia). A poliginia é documentada para vários insetos sociais e fatores ecológicos podem ser os responsáveis por esta característica. Três colônias de O. hastatus foram coletadas no mês de setembro de 1999 e aclimatados em ninhos artificiais no laboratório. Em um desses ninhos, foi encontrada uma evidente segregação espacial entre as rainhas. Características comportamentais também foram anotadas, inclusive interações agonísticas entre as rainhas, indicando que pode haver uma dominância hierárquica entre as rainhas dessa espécie de formiga. Aspectos da biologia de O. hastatus podem ser importantes para a análise de características evolutivas da subfamília Ponerinae. Assim, o presente estudo pode ser relevante para o entendimento da eusocialidade em formigas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Formigueiros na Ilha do Cardoso têm até 12 rainhas por colônia 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, P. S.; CAMARGO, R. X.; FOURCASSIE, V. Nesting patterns, ecological correlates of polygyny and social organization in the neotropical arboreal ant Odontomachus hastatus (Formicidae, Ponerinae). Insectes Sociaux, v. 58, n. 2, p. 207-217, MAY 2011. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Rafael Xavier de. Ecologia e comportamento social da formiga arborícola Odontomachus hastatus (Hymenoptera: Formicidae: Ponerinae). 2002. 68 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.