Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização eletroanalítica e espectrofotométrica de banhos não-cianetados para eletrodeposição de ligas de cobre-estanho e caracterização química, física e morfológica dos filmes de Cu/Sn

Processo: 01/01707-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida Carlos
Beneficiário:Guilherme Antonio Finazzi
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cobre   Estanho   Eletroanalítica   Eletrodeposição   Ligas metálicas

Resumo

Nosso grupo de pesquisa tem se especializado no estudo de banhos de eletrodeposição de metais puros e ligas. Dentro desta linha de pesquisa, um dos temas mais atuais é a substituição de substâncias tóxicas presentes em eletrólitos de emprego industrial por outros agentes complexantes não-tóxicos. Um dos sistemas de interesse do nosso grupo, refere-se à eletrodeposição de Cu/Sn, onde o cianeto presente no banho de deposição será substituído por outros agentes complexantes, como sorbitol ou ácido sulfúrico/álcool alílico em meios alcalinos e ácidos, respectivamente. O motivo principal que leva ao estudo de banhos não-cianetados para deposição de Cu/Sn deve-se ao fato de esta liga ser muito utilizada industrialmente e à problemática ambiental envolvida com a disposição de cianeto no meio ambiente (que está relacionada à certificação da ISO 14000). Buscar-se-á não somente compreender a cinética do processo de deposição dessas ligas, como também realizar as caracterizações espectrofotométricas dos banhos de deposição; e caracterizações morfológica, física e química dos filmes obtidos a partir dessas soluções eletrolíticas. Além disso, a compreensão das razões para o comportamento consistente ou não dos eletrólitos não-cianetados, em determinadas condições eletroquímicas e químicas, é de grande interesse tecnológico, pois este conhecimento nos auxiliará na produção de filmes com condições adequadas de aplicabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA‚ EM; FINAZZI‚ GA; CARLOS‚ IA. Influence of glycerol‚ mannitol and sorbitol on electrodeposition of nickel from a Watts bath and on the nickel film morphology. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 200, n. 20, p. 5978-5985, 2006.
FINAZZI‚ GA; DE OLIVEIRA‚ EM; CARLOS‚ IA. Development of a sorbitol alkaline Cu-Sn plating bath and chemical‚ physical and morphological characterization of Cu-Sn films. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 187, n. 2, p. 377-387, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.