Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da sinterização por microondas do SnO2 puro e dopado com óxidos: CoO, Nb2O5 e Cr2O3

Processo: 02/06548-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:José Arana Varela
Beneficiário:Delba Maria Cruz Pereira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sinterização   Varistores   Micro-ondas   Dopagem eletrônica   Óxido de zinco

Resumo

Conforme estudos já realizados com relação à síntese e sinterização a partir dos fornos com aquecimento a microondas de diversos materiais cerâmicos, todos os resultados apresentam pós mais finos e microestruturas cerâmicas com tamanho médio de grão inferior aos obtidos por sinterização através do método convencional e em temperaturas menores às normalmente utilizadas. Pretende-se neste projeto obter SnO2 dopado estequiometricamente com ZnO e outros dopantes sinterizados com microondas, visto saber-se que neste tipo de aquecimento chega-se a resultados bastante satisfatórios, devido a não necessidade de se trabalhar com elevadas temperaturas e dessa forma poder-se acompanhar melhor os fenômenos que acontecem durante a sinterização. E desta forma estudar potenciais de melhoria no processo de sinterização para obtenção de dispositivos cerâmicos. Para a obtenção dos pós será realizada mistura dos óxidos e conformação por prensagem uniaxial e isostática, nesta etapa será determinado a área superficial pelo método B.E.T.. Os pós obtidos, serão sinterizados tanto no método convencional, a 1400ºC durante 4 H, como por microondas. Posteriormente estaremos realizando ensaios como caracterização elétrica, determinação do tamanho de grão, difração por RX. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Delba Maria Cruz. Obtenção e caracterização de varistores à base de SnO2 sinterizados por microondas. 2005. 98 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.