Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de distribuição espacial e dinâmica sucessional de comunidades de macroalgas lóticas tropicais

Processo: 02/12476-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Orlando Necchi Junior
Beneficiário:Fabio Renato Borges
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Algas   Ecossistemas lóticos   Distribuição espacial

Resumo

Este projeto está dividido em duas abordagens, sendo a primeira relacionada com o estudo do padrão de distribuição espacial de macroalgas de ecossistemas lóticos de três regiões; e outra que compreende um experimento de sucessão ecológica. A primeira parte do experimento objetiva: 1) avaliação de aspectos da estrutura de comunidades (riqueza e abundância de espécies e influência de variáveis ambientais) em três ecossistemas lóticos distintos (bacia do Rio Preto, representando região degradada; região de Bonito, representando um ambiente de águas duras; e região de Ubatuba, representando ambientes de Mata Atlântica bem preservados); 2) verificar através de índices de sobreposição e amplitude de nicho a ocorrência e grau de competição ou repartição de nicho entre as espécies encontradas nestes ambientes e quais os recursos limitantes responsáveis por essa relação; 3) comparar os padrões de distribuição encontrados nestes ecossistemas, verificando se são coincidentes e avaliar as possíveis explicações para as suas semelhanças ou diferenças. A parte de sucessão ecológica visa: 1) descrever um evento de sucessão ecológica em curto período em um riacho da bacia do Rio Preto; 2) comparar as características da estrutura da comunidade ao final do período com aquelas observadas anteriormente; 3) avaliar se o padrão de distribuição da comunidade de macroalgas deste riacho obedece aos padrões temporais descritos em outros riachos estudados neste trabalho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, FABIO RENATO; NECCHI, JR., ORLANDO. Short-term successional dynamics of a macroalgal community in a stream from northwestern Sao Paulo State, Brazil. Acta Botanica Brasilica, v. 22, n. 2, p. 453-463, APR-JUN 2008. Citações Web of Science: 4.
FÁBIO R. BORGES; ORLANDO NECCHI JÚNIOR. Patterns of spatial distribution in macroalgal communities from tropical lotic ecosystems. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 29, n. 4, p. 669-680, Dez. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Fabio Renato. Padrões de distribuição espacial e dinâmica sucessional de comunidades de macroalgas lóticas tropicais. 2005. 87 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.