Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso do modelo Ceres-Maize para previsão de safra do milho 'safrinha' na região do Vale do Paranapanema (SP)

Processo: 00/09050-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Cecilia Manuela Tojo Soler
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Safrinha   Milho   Semeadura

Resumo

No presente trabalho será calibrado e testado o modelo CERES-Maize para duas cultivares de diferente duração de ciclo da cultura de milho "safrinha" na região do Vale do Paranapanema, no Sudoeste do Estado de São Paulo. Com os coeficientes genéticos determinados, será utilizada a técnica de Duchon (1986) para previsão de safra. Serão determinadas as melhores práticas de manejo referentes à época de semeadura e à densidade de plantas sob condições de sequeiro e irrigadas. Os resultados obtidos permitirão fazer recomendações em dois níveis: a) para o agricultor, mediante a identificação da melhor época de semeadura e da densidade ótima de plantas tanto em condições de sequeiro como sob irrigação, tendo em conta a maximização do rendimento e da renda líquida média; b) aos agentes do governo regional, mediante a previsão de safra do rendimento do milho "safrinha" na região do Vale do Paranapanema. Espera-se obter uma estimativa satisfatória do rendimento de duas cultivares de milho "safrinha", antes mesmo de iniciar a colheita. Isso será de utilidade para o planejamento e tomada de decisões quanto ao transporte, comercialização e armazenamento do produto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOJO SOLER, CECILIA M.; SENTELHAS, PAULO CESAR; HOOGENBOOM, GERRIT. The impact of El Nino Southern Oscillation phases on off-season maize yield for a subtropical region of Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, v. 30, n. 7, p. 1056-1066, JUN 15 2010. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOLER, Cecilia Manuela Tojo. Uso do modelo Ceres-Maize para previsão de safra do milho "safrinha".. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.