Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de chorume proveniente de aterro sanitário através eletrólise assistida por fotocatálise

Processo: 00/10453-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Rodnei Bertazzoli
Beneficiário:Peterson Bueno de Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Chorume   Aterros sanitários   Fotocatálise   Eletrólise

Resumo

Em todo o mundo, o método mais freqüentemente utilizado para a disposição de resíduos sólidos é o aterro sanitário. Quando a matéria orgânica presente nos aterros entra em decomposição, se forma o chorume. Este líquido apresenta altos valores de DBO, DQO e Toxicidade, podendo causar sérios riscos ao meio ambiente e a saúde humana se não for adequadamente tratado, seja por contaminação direta ou via percolação até o lençol freático. Os tratamentos físico-químicos e/ou biológicos normalmente utilizados para remediar este tipo de resíduo apresentam ineficiências, como na remoção de cor, odor e toxicidade por exemplo, além de serem vulneráveis à variações de vazão, carga orgânica e presença de substâncias tóxicas. Neste trabalho utilizar-se-á o fotocatálise heterogênea associada a eletrólise para tratar o chorume oriundo de aterro sanitário de Campinas - SP. Desta associação decorre um aumento da eficiência do processo, devido as características eletroquímicas proporcionadas pelos eletrodos de Ti/TiO2/RuO2 utilizados no processo eletrolítico. Será construído um reator onde tratar-se-á, em fluxo contínuo, o chorume, sendo que serão estudadas as variáveis tais como pH, temperatura, vazão, potência de irradiação da lâmpada, densidade de corrente nos eletrodos; conjuntamente com análises de DBO, DQO, Toxicidade aguda, Carbono Orgânico Total e Metais. Almeja-se a otimização do processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Peterson Bueno de. Tratamento de chorume de aterro sanitario usando eletrolise foto-assistida. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.