Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao dos efeitos topograficos no meandramento da corrente do brasil ao largo do sudeste brasileiro atraves da utilizacao do modelo de coordenadas isopicnais da universidade de miami.

Processo: 98/14850-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Alexandre Macedo Fernandes
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vórtices   Corrente do Brasil

Resumo

Pretende-se nessa proposta a investigação da dinâmica dos meandros da Corrente do Brasil, através do entendimento do efeito da inclinação da costa e topografia na formação dos meandros e vórtices. A ferramenta escolhida é um modelo numérico de coordenadas isopicnais (i.e., modelo de camadas em coordenadas isopicnais), o Modelo Oceânico de Coordenadas Isopicnais da Universidade de Miami, que enfatiza processos de meso-escala não-difusivos. Essa proposta é parte integrante e prevista do Projeto "Dinâmica do Meandramento e Emissão de Vórtices da Corrente do Brasil entre o Cabo de São Tomé e Santa Marta Grande-DINBRAS", Proc. FAPESP 1998/0572-2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, ALEXANDRE M.; DA SILVEIRA, ILSON C. A.; CALADO, LEANDRO; CAMPOS, EDMO J. D.; PAIVA, AFONSO M. A two-layer approximation to the Brazil Current-Intermediate Western Boundary Current System between 20 degrees S and 28 degrees S. Ocean Modelling, v. 29, n. 2, p. 154-158, 2009. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.