Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão e queixas de sono em motoristas de ônibus

Processo: 00/13771-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Eduardo Henrique Rosa Santos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Apneia do sono   Sono

Resumo

Os estudos referentes a distúrbios de sono mostram suas relações com a falta de atenção, observações inadequadas e erros cognitivos. Com isso as estatísticas de acidentes automobilísticos estão aumentando anualmente e preocupando os órgãos competentes. Grande parte dos acidentes podem estar relacionados às distúrbios de sono e sonolência excessiva. Um distúrbios do sono muito freqüente em motoristas de ônibus é a Síndrome da Apnéia do Sono Obstrutiva, estando diretamente relacionado à idade e o grau de obesidade encontrado nesta população. Esta síndrome também está ligada a um alto grau de sonolência diurno, devido a um sono não reparador e muito fragmentado. Outro fator ligado às causas de acidentes é a sonolência excessiva, que pode ser medida através de um teste específico. Com isso o Departamento de Psicobiologia realizou um estudo, onde foram avaliados 400 motoristas de ônibus através de um questionário de sono, onde 16% dos motoristas assumiram que já dormiram ao volante, enquanto 58% relataram que conhecem algum colaga que já dormiu ao volante. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar o padrão e queixas de sono em motoristas de ônibus através do exame de polissonografia (PSG), sonolência excessiva e avaliar a influência do trabalho em turnos e do tipo de escalas de trabalho, no padrão de sono destes motoristas profissionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS‚ E.H.R.; DE MELLO‚ M.T.; PRADELLA-HALLINAN‚ M.; LUCHESI‚ L.; NOGUEIRA PIRES‚ M.L.; TUFIK‚ S. Sleep and sleepiness among Brazilian shift-working bus drivers. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 21, n. 6, p. 881-888, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.