Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo filogenetico de cepas "staphylococcus sp." de origem animal e humana, atraves da tecnica de "faflp".

Processo: 00/11659-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Manoel Victor Franco Lemos
Beneficiário:Telma Luciana Trovó Fabiano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do polimorfismo de comprimento de fragmentos amplificados

Resumo

Os marcadores AFLP ("AMPLIFIED FRAGMENT LENGTH POLYMORPHISM") representam uma tecnologia avançada para o estudo e a detecção de polimorfismos, tendo sido utilizado de forma crescente para "FINGERPRINTING" e na construção de mapas genéticos em organismos procariotos, plantas, animais e humanos. A proposta deste projeto objetiva a aplicação desta técnica em isolados de Staphylococcus sp. obtidos a partir de coletas realizadas no úbere de vacas leiteiras aparentemente sadias e a partir das mãos de diferentes ordenhadores, visando a investigação da eficiência deste tipo de marcador na avaliação da diversidade genética dentro desta população de bactérias. E ainda, através destes marcadores, esclarecer as relações fitogenéticas e a correlação entre os isolados provenientes dos dois tipos de amostras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TROVÓ FABIANO‚ TL; LEMOS‚ MVF; GIVISIEZ‚ PEN. Fluorescent amplified fragment length polymorphism genotyping of human and animal Staphylococcus aureus isolates from dairy farms with manual milking. Veterinary Microbiology, v. 109, n. 1, p. 57-63, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FABIANO, Telma Luciana Trovó. Diversidade genética de isolados de Staphylococcus aureus de origem humana e animal, através da técnica de fAFLP. 41 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.