Busca avançada
Ano de início
Entree

Mosaicos da memória: estudo da crônica humorística de Luís Fernando Veríssimo

Processo: 03/00855-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Sylvia Helena Telarolli de Almeida Leite
Beneficiário:Andréia Simoni Luiz Antonio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Crônica literária   Sátira e humor (literatura)   Ironia   Paródia

Resumo

O tema proposto para esta pesquisa é uma análise literária do humor presente em crônicas de Luís Fernando Veríssimo, publicadas em livro durante os anos 70 e 80 ("O popular", "A grande mulher nua", "Amor brasileiro", "O rei do rock", "A mesa voadora", "Ed Mort e outras histórias", "Sexo na cabeça", "O analista de Bagé", Outras do analista de Bagé, "O gigolô das palavras", "A velhinha de Taubaté" e "A mulher do Silva"). Em nosso trabalho, pretendemos demonstrar o profícuo intercâmbio entre o humor e a crônica de Veríssimo, além de desenvolver uma "tipologia humorística" da obra do autor: "crônicas político-sociais" (apresentam comicamente aspectos da ditadura militar, como censura, repressão, movimentos feministas, crise econômica, etc.), "crônicas meta-humorísticas" (o escritor "teoriza" ludicamente acerca do papel do humor na sociedade), "crônicas metalinguísticas" (exercícios cômicos que refletem a visão do autor acerca do gênero crônica e de seu próprio estilo literário), "brincadeiras estilísticas e exercícios verbais" (paródias de outros gêneros literários e jogos com as possibilidades de criação da linguagem) e, finalmente, o "humor do cotidiano" (análise do "ridículo de cada dia"- comportamento humano e convívio social). Portanto, por meio dessas e de outras reflexões, esperamos enfatizar o valor literário do gênero crônica, sobretudo a de Veríssimo, e a sua interação com o riso no desvelamento da História, sociedade, cultura, comportamento e política do Brasil dos anos 70 e 80. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONIO, Andréia Simoni Luiz. Mosaicos da memória : estudo da crônica humorística de Luís Fernando Veríssimo. 2007. 387 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.