Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da expressão recombinante e estudos funcionais e estruturais do produto do gene DSCR-1 humano, relacionado com a Síndrome de Down

Processo: 98/16378-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Glaucius Oliva
Beneficiário:Paulo Sérgio Monzani
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalização   Expressão   Síndrome de Down   Cristalografia de proteínas   Expressão gênica

Resumo

Estudos realizados em portadores da Síndrome de Down, com trissomia parcial, demonstram uma região crítica (DSCR), na qual recentemente foi encontrado o gene dscr-1, capaz de codificar três formas variantes de proteína, identificadas através da expressão de RNAm. A seqüência polipeptídica deduzida através da fase aberta de leitura, tem identificado alguns domínios semelhantes a outras proteínas, relacionando assim possíveis funções a proteína DSCR-1. Será realizada a otimização da expressão da DSCR-1 em transformantes, para obter a DSCR-1 em quantidades suficientes, necessária para a cristalização. A estrutura tridimensional será obtido pela difração de raios-x, em cristais da proteína nativa e de derivados isomorfos, sendo modeladas as outras variantes, e assim relatar as funções das variantes, bem como embasar futuros estudos de transcrição, regulação e atenuação da Síndrome. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONZANI, Paulo Sérgio. Estrutura cristalográfica da enzima hipoxantina-guanina fosforibosiltransferase (HGPRT) de Leishmania tarentolae complexada com GMP.. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.