Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da paternidade de indivíduos selecionados em famílias de meio irmãos de Eucalyptus grandis através de marcadores microsatélites (fingerprinting)

Processo: 99/07129-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Celso Luis Marino
Beneficiário:Maria Leticia Pereira de Camargo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Paternidade   Repetições de microssatélites   Eucalyptus grandis

Resumo

A genotipagem dos indivíduos e a caracterização individual, através de técnicas moleculares como os microsatélites, são importantes ferramentas ã disposição do melhorista florestal, pois podem auxiliar em estratégias adequadas na condução de programas de melhoramento. O objetivo do presente trabalho será caracterizar molecularmente uma população de aproximadamente 250 indivíduos de Eucalyptus grandis composta por 175 progênies originadas por polinização aberta, cujos genitores foram: 75 indivíduos doadores de pólen (pais) e 4 indivíduos receptores de pólen e fornecedores de sementes (mães), que compõem dois pomares de sementes da Companhia Suzano de Papel e Celulose. Através da observação de alelos comuns, cálculos de freqüência alélica, heterozigosidade observada e esperada e coeficiente de endogamia pretende-se: construir um banco de dados moleculares desse germoplasma, identificar a origem das progênies para determinar os melhores cruzamentos e avaliar a variabilidade genética dessa população. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Maria Leticia Pereira de. Análise, utilizando marcadores microsatélites, da paternidade de indivíduos selecionados em famílias de meio-irmãos de Eucalyptus grandis. 2014. 56 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.