Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica do metabolismo de carboidratos de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) por meio serial (SAGE)

Processo: 02/04025-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:Tercilio Calsa Junior
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharum   Expressão gênica   Análise serial da expressão gênica (SAGE)   Carboidratos

Resumo

A agroindústria da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) é de extrema importância para o Estado de São Paulo e para o Brasil, na produção de etanol, açúcar e outros produtos. O recente sequenciamento e categorização de aproximadamente 40.000 genes (Projeto SUCEST/FAPESP) desta espécie, cujas funções devem ser aplicadas estrategicamente no melhoramento vegetal, viabilizou-a no âmbito científico como modelo em estudos genéticos de gramíneas com fotossíntese C-4. Assim, as análises da expressão gênica em nível genômico são promissoras para a identificação em larga escala das funções gênicas e da expressão diferencial em determinadas condições. A análise serial da expressão gênica (SAGE) constitui-se como tecnologia adequada para este objetivo. Os resultados do Projeto SUCEST/FAPESP tornam interessante a aplicação da SAGE em cana-de-açúcar, dado o grande número de ESTs identificados. A investigação de genes relacionados à biossíntese e metabolismo de carboidratos exemplifica a análise serial de expressão gênica ligada a um processo biológico agronômica e industrialmente importante, através da análise de genótipos contrastantes derivados de cruzamento entre dois híbridos comerciais. A SAGE permite também obter padrões de expressão gênica em plantas na forma de dados digitais, apropriados para a construção de bases de dados de expressão gênica disponibilizadas via Internet e acessíveis à comunidade científica. (AU)