Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico da raiz de toona ciliata: uma contribuicao a quimiossistematica e a ecologia na interacao hypsipyla/meliaceae.

Processo: 96/12418-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:Ian Castro-Gamboa
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoquímica   Ecologia química   Meliaceae

Resumo

A Hypsipyla grandella é o principal agente do fracasso dos plantios de árvores de Meliaceae. O gênero Toona (australiano) no Brasil não sofre o ataque da broca-do-cedro, acredita-se que seja devido à presença de metabólitos secundários ativos contra a broca. O enxerto de Cedrela odorata sobre T. ciliata apresenta resistência a este inseto, provavelmente devido à transferência de metabólitos secundários característicos deste último ao primeiro. A árvore adulta consiste de uma base de madeira característica de T. ciliata e o restante característico de C. odorata. Isto sugeriu-nos que as raízes de T. ciliata deviam ser estudadas. Assim, elas serão estudadas. Posteriormente será estudado a parte característica de T. ciliata. Acreditamos que os resultados nos darão informações interessantes sobre a transferência de desistência, principalmente porque não há citação de estudos anteriores sobre as raízes. (AU)