Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da ingestão e digestão de grãos de pólen em Scaptotrigona postica (Hymenoptera: Apidae, Meliponinae)

Processo: 96/00184-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1996
Vigência (Término): 30 de junho de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Morelli Silva de Moraes
Beneficiário:Aparecida Do Carmo Zerbo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Pólen   Abelhas   Digestão

Resumo

Em colônias de abelhas eusociais os indivíduos distribuem-se entre castas e sexos diferentes, cujas atividades são bastante diferenciadas. Enquanto as operárias cuidam da manutenção da colônia e da cria, a rainha e os machos estão comprometidos com a reprodução. De maneira geral, as operárias jovens exercem os trabalhos internos e são as mais velhas que deixam o ninho para coletar alimento (néctar e pólen), sendo por essa razão denominadas campeiras. O néctar e o pólen representam, respectivamente, as fontes de carboidratos e proteínas para as abelhas, as quais não apresentam enzimas para digerir o envólucro dos grãos. Na presente pesquisa pretendemos determinar em S.postica o mecanismo provável de digestão do grão de pólen, bem como avaliar a necessidade protéica, não só em função de diferenças entre castas e sexos, mas também em função da fase de desenvolvimento e da atividade das abelhas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZERBO, Aparecida Do Carmo. Estudo comparativo da ingestão e digestão dos grãos de pólen em Scaptotrigona postica Latreille, 1807 (Hymenoptera : Apidae, Meliponinae). 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.