Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimacao de parametros de maquinas eletricas rotativas utilizando sistemas inteligentes.

Processo: 01/06266-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Ivan Nunes da Silva
Beneficiário:Alessandro Goedtel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Redes neurais (computação)   Motores de indução

Resumo

O objetivo global deste projeto de mestrado é o desenvolvimento e aplicação de ferramentas advindas da Inteligência Computacional - tendo como base os ensaios efetuados sobre os motores de indução trifásicos - capazes de identificar e estimar o relacionamento existentes entre as grandezas que representem o comportamento dinâmico do motor. Assim, além de fornecer uma nova metodologia ao assunto de máquinas elétricas rotativas, as abordagens desenvolvidas, tanto as técnicas neurais como as nebulosas, podem ser utilizadas como um instrumento alternativo e poderoso para tornar os processos de especificação de motores de indução trifásicos ainda mais eficiente. Estas abordagens podem auxiliar positivamente para o aumento da confiabilidade do processo de especificação de motores, já que as mesmas podem ser utilizadas para a estimação de parâmetros que caracterizam o comportamento do motor de indução trifásico. Em suma, as aplicações deste trabalho são principalmente voltadas à indústria visando um melhor dimensionamento dos motores, acionamentos e controles, e como conseqüência, a utilização mais racional da energia elétrica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOEDTEL, Alessandro. Estimativa de conjugado de carga aplicado em eixos de motores de indução trifásicos através de redes neurais artificiais. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.