Busca avançada
Ano de início
Entree

Experimentacao e modelizacao da utilizacao de biogas obtido a partir da biodigestao anaerobia do estado bovino para conservacao de energia no nivel de producao leiteira com o emprego de uma bomba de calor.

Processo: 01/09899-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Energização Rural
Pesquisador responsável:Luis Augusto Barbosa Cortez
Beneficiário:Rodrigo Aparecido Jordan
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Refrigeração   Biogás   Aquecimento

Resumo

É grande o desperdício na utilização da energia. Um fator que contribui sensivelmente para aumentar este problema está relacionado com o uso direto da eletricidade para aquecimento de água em processos agro-industriais. Em grande parte da agroindústria leiteira, o problema se repete, na maioria dos casos, em se tratando de pequenas unidades, a forma utilizada para "produzir" calor é através da utilização de tanques providos de resistências elétricas, chamados de "boilers". Este tipo de procedimento, faz com que os custos de processamento e o desperdício de energia aumentem, pois, os equipamentos que utilizam corrente elétrica diretamente para aquecimento de água possuem uma eficiência exergética muito baixa. A questão então se volta para o desenvolvimento de um equipamento que utilize racionalmente a energia elétrica. Pouco conhecidas no Brasil, as bombas de calor são empregadas no aquecimento de residências e processos industriais em países mais desenvolvidos. São equipamentos muito eficientes, podendo gerar um efeito 3 a 5 vezes superior a energia elétrica utilizada. Este projeto busca o desenvolvimento, experimentação, modelagem e otimização de uma bomba de calor tipo água - água acionada com biogás, proveniente da digestão anaeróbia de esterco bovino, para aquecimento de água utilizada na limpeza e desinfecção de equipamentos e instalações de ordenha e para o resfriamento de leite, visando à conservação de energia elétrica no nível de propriedade leiteira. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORDAN, Rodrigo Aparecido. Desenvolvimento de uma bomba de calor agua-agua acionada a biogas para utilização em processos de aquecimento e resfriamento em sistemas de produção de leite. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.