Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao do laser de baixa intensidade no tratamento da peri-implantite induzida por ligadura em diferentes superficies de implantes osseointegrados. analise histologica em caes.

Processo: 00/02433-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Elcio Marcantonio Junior
Beneficiário:Jamil Awad Shibli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Laser   Superfícies

Resumo

O objetivo desse estudo será, analisar histologicamente, o potencial regenerativo e obtenção de reosseointegração, no tratamento da peri-implantite, induzida por ligadura, em diferentes superfícies de implantes osseointegrados utilizando laser de baixa potência. Serão utilizados 36 implantes osseointegrados (9 Ticp - titânio comercialmente puro; 9 TPS plasma spray de titânio; 9 HA - hidroxiapatita; 9 Superfícies tratadas com ácidos). Após 3 meses da exodontia de todos os pré-molares inferiores, os implantes serão inseridos de maneira ordenada. Decorridos 3 meses de osseointegração, os implantes receberão os conectores protéticos e controle mecânico e químico do biofilme bacteriano por 45 dias. Os implantes receberão ligaduras, utilizando fio de algodão, por 60 dias ou até que os implantes tivessem 40% de perda óssea vertical. Após antibiótico terapia com amoxicilina e metronidazol, os defeitos peri-implantares serão debridados e copiosamente irrigados com digluconato de clorexidina 0,12%. As superfícies dos implantes serão tratadas com uma droga fotossensibilizante, o azul de toluidina e irradiadas com laser de baixa potência com um comprimento de onde de 685nm e 50mW/cm2 por 60 segundos, sendo os implantes submetidos à ROG por meio de membrana de e-PTFE. Os animais serão sacrificados e as peças processadas por micrótomo de tecido duro sendo os cortes analisados segundo o preenchimento do defeito, reosseointegração e porcentagem de osseointegração (terço apical). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIBLI‚ J.A.; MARTINS‚ M.C.; RIBEIRO‚ F.S.; GARCIA‚ V.G.; NOCITI JR‚ F.H.; MARCANTONIO JR‚ E. Lethal photosensitization and guided bone regeneration in treatment of peri-implantitis: an experimental study in dogs. Clinical Oral Implants Research, v. 17, n. 3, p. 273-281, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHIBLI, Jamil Awad. Etiologia, progressão e tratamento das peri-implantites. 2003. 309 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Odontologia Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.