Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do inseticida Malation no comportamento agonístico em Astyanax bimaculatus (l.) (lambari) e Oreochromis niloticus (l.) (tilápia-do-Nilo)

Processo: 96/05322-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1996
Vigência (Término): 30 de novembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Gilson Luiz Volpato
Beneficiário:André Luis da Cruz
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Lambari   Poluição   Tilápia   Malation   Agressão

Resumo

Este estudo Investiga a participação do inseticida malation no comportamento agonístico de duas espécies de peixes, o lambari e a tilápia-do-Nilo, ambas freqüentes em nossos rios. A idéia básica admite que alterações neurofisiológicas advindas do inseticida (doses sub-letais) pode afetar o comportamento agressivo dos animais, podendo resultar em desajustes da população. Inicialmente será avaliada a dose letal mínima de cada espécie, o etograma do comportamento agonístico do lambari (visto que na tilápia-do-Nilo já está descrito) e, posteriormente, as alterações nesses etogramas induzidas pelo inseticida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, André Luis da. Que alterações comportamentais concentrações não letais de organofosforato podem causar em peixes?. 66 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.