Busca avançada
Ano de início
Entree

As glândulas de muco nos zangões de Apis mellifera e a função dos seus produtos na regulação da fertilidade de rainhas: há "sex peptides" em abelhas?

Processo: 00/00960-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Klaus Hartmann Hartfelder
Beneficiário:Nínive Aguiar Colonello Frattini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/00719-6 - Abelhas africanizadas: análise integrada do processo de africanização de Apis mellifera com foco sobre determinantes da fertilidade de zangões, rainhas e operárias, AP.TEM
Assunto(s):Apis mellifica   Glândulas genitais acessórias de animal   Bioensaio

Resumo

Os produtos das glândulas acessórias dos machos são capazes de regular a fertilidade nas fêmeas, após a cópula, em diferentes espécies de insetos, o que justifica analisar os principais componentes protéicos das glândulas de muco dos zangões por eletroforese (SDS-PAGE) e os peptídeos ("sex peptides"), por métodos analíticos apropriados. A análise do efeito de HJ (hormônio juvenil) e ecdisteróides exógenos sobre o padrão protéico das glândulas acessórias é importante para o melhor entendimento da fisiologia da reprodução de Apis mellifera. Para avaliar a atividade biológica das secreções das glândulas de muco serão utilizados extratos brutos e, subseqüentemente, frações do muco obtidos por separação em colunas SepPak e em cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). Estas serão injetadas no abdômen de rainhas virgens. A transferência de tais fatores poderia constituir um mecanismo importante de barreira reprodutiva. Prevê-se neste projeto, estabelecer um bioensaio sensível para avaliar a atividade de componentes das glândulas de muco de zangões sobre o comportamento e fisiologia pós-copulatório em rainhas. A identificação de componentes com atividade biológica pode ter aplicação direta na apicultura particularmente na inseminação artificial de rainhas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLONELLO‚ N.A.; HARTFELDER‚ K. Protein content and pattern during mucus gland maturation and its ecdysteroid control in honey bee drones. Apidologie, v. 34, n. 3, p. 257-268, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRATTINI, Nínive Aguiar Colonello. As glândulas acessórias nos zangões de Apis mellifera e a função dos seus produtos na regulação da fertilidade de rainhas. 2002. 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.