Busca avançada
Ano de início
Entree

Prepdol: um modelo de previsão da maturação da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) visando planejamento

Processo: 03/02232-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 09 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Edgar Gomes Ferreira de Beauclair
Beneficiário:Maximiliano Salles Scarpari
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Maturação vegetal   Modelos matemáticos   Planejamento agrícola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana-De-Acucar | Maturacao | Modelo Matematico | Planejamento | Previsao | Qualidade

Resumo

A cultura da cana-de-açúcar é submetida durante o seu desenvolvimento a diferentes condições ambientais e de manejo - sendo a maturação afetada diretamente por estas condições. Dessa variação, surge a necessidade de se quantificar as respostas da cultura aos diferentes estímulos para fins de planejamento. Modelos de previsão da qualidade da matéria-prima tomam-se ferramentas importantes na lavoura canavieira, objetivando suprir estimativas de rendimento ao longo da safra, visando à caracterização das alternativas de manejo, aumentando a eficácia das decisões gerenciais e estratégicas. O objetivo deste trabalho é desenvolver modelos capazes de obter estimativas de ATR - Açúcar Teórico Recuperável para as variedades RB 83 5486, SP 81-3250 e RB72 454 em dois ambientes distintos de produção, ao longo da safra, utilizando dados referentes aos fatores de produção, auxiliando a tomada de decisão de corte otimizado das áreas aptas. Os dados da Usina Costa Pinto (Grupo COSAN) localizada no município de Piracicaba - SP das safras 1997/1998, 1998/1999, 1999/2000, 2000/2001, 2001/2002, 2002/2003, 2003/2004 e 2004/2005 serão analisados considerando a maturação, idade do canavial, solos, variedades, florescimento, aplicação de maturadores e manejo; testando modelos estatísticos de estimativa da maturação e planejamento agrícola otimizado utilizando os programas computacionais SAS e GAMS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAXIMILIANO SALLES SCARPARI; EDGAR GOMES FERREIRA DE BEAUCLAIR. Modelo fisiológico para a estimativa da maturação em cana-de-açúcar. Scientia Agricola, v. 66, n. 5, p. 622-628, . (03/02232-4)
SCARPARI, MAXIMILIANO SALLES; FERREIRA DE BEAUCLAIR, EDGAR GOMES. PHYSIOLOGICAL MODEL TO ESTIMATE THE MATURITY OF SUGARCANE. CIENTIA AGRICOL, v. 66, n. 5, p. 7-pg., . (03/02232-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARPARI, Maximiliano Salles. PREDPOL: Um modelo de previsão da maturação da cana-de-açúcar visando planejamento otimizado. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.