Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização bioquímica e molecular do componente transcriptase reversa da telomerase de Leishmania spp.

Processo: 03/01783-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Isabel Nogueira Cano
Beneficiário:Miriam Aparecida Giardini
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/01138-6 - Complexo telomérico de Leishmania spp: dinâmica da replicação, otimização da purificação da telomerase e identificação de possíveis componentes da holenzima, AP.JP
Assunto(s):Leishmania   Bioquímica animal   Clonagem   Telomerase

Resumo

Os telômeros são complexos de DNA e proteínas que protegem os cromossomos eucarióticos da degradação e, dessa forma, garantem estabilidade genômica. Em leishmanias, as seqüências teloméricas são do tipo 5'-TTAGGG-3' e são replicadas pela telomerase (TERT). O intuito deste projeto é purificar e caracterizar bioquimicamente a TERT de L. amazonensis e clonar e estudar funcionalmente o gene que a codifica. Para a purificação, serão utilizados métodos cromatográficos complementares e separação por gradiente de sedimentação em glicerol, testando-se a atividade de telomerase dos produtos por "Two-tube TRAP". A clonagem das seqüências que codificam os genes TERT de Leishmania spp será realizada a partir de seqüência homóloga encontrada no banco de dados público do projeto genoma de L. major. A caracterização dos genes que codificam as TERTs de Leishmania spp. será realizada por análise dos transcritos por "Northern blotting", estimativa do número de cópias gênicas por "Southern blotting", o mapeamento cromossômico por PFGE ("Pulsed Field Gel Electrophoresis") e o estudo funcional das seqüências pela superexpressão dos genes utilizando-se o vetor de expressão transitória pX63NEO para transformação em leishmania. Os resultados deste trabalho poderão contribuir para uma maior compreensão sobre a estrutura e o funcionamento da enzima telomerase em Leishmania spp. e avaliá-lo como um alvo potencial para o desenvolvimento de drogas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIARDINI‚ M.A.; LIRA‚ C.B.B.; CONTE‚ F.F.; CAMILLO‚ L.R.; DE SIQUEIRA NETO‚ J.L.; RAMOS‚ C.H.I.; CANO‚ M.I.N. The putative telomerase reverse transcriptase component of Leishmania amazonensis: gene cloning and characterization. Parasitology Research, v. 98, n. 5, p. 447-454, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIARDINI, Miriam Aparecida. Caracterização bioquimica e molecular do componente transcriptase reversa da telomerase de Leishmania spp. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.