Busca avançada
Ano de início
Entree

Fertilidade de ratos simpatectomizados pela guanetidina, antes e após período de recuperação da inervação

Processo: 00/03194-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Daniela Alessandra Fossato da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Guanetidina

Resumo

Os duetos e glândulas do sistema reprodutor masculino de mamíferos são ricamente inervados por neurônios noradrenérgicos "curtos", localizados nas proximidades ou mesmo na parede dessas estruturas, controlando a atividade contrátil da musculatura lisa, bem como o fluxo sanguíneo local. Experimentos de desnervação simpática do sistema reprodutor masculino mostram a dilatação dessas estruturas ocasionada pelos distúrbios na contractilidade ductular com a conseqüente retenção do esperma e produtos de secreção. A guanetidina é um agente bloqueador de neurônios adrenérgicos que, se aplicada cronicamente em doses que variam de 5 a 10 mg/Kg/dia, afeta seletivamente os neurônios noradrenérgicos "curtos"da genitália interna masculina do rato. Sabe-se que os animais tratados, assim como os homens, têm distúrbios reprodutivos, com ausência de ejaculação. O presente projeto visa estudar a possível reversibilidade dos efeitos da simpatectonomia química provocada por guanetidina em alguns parâmetros do aparelho reprodutor masculino e na fertilidade dos animais e, além disso, investigar as possíveis diferenças de resposta na performance reprodutiva, entre ratos albinos das variedades Sprague-Dawley e Wistar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Daniela Alessandra Fossato da. Simpatectomia química pela guanetidina : estudo de parâmetros farmacológicos e da reversibilidade em parâmetros reprodutivos. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.