Busca avançada
Ano de início
Entree

Citotaxonomia de Machaerium Pers. e revisão taxonômica de Machaerium sect. oblonga (Benth.) Taub. (Leguminosae Papilionoideae)

Processo: 98/02889-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1998
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Eliana Regina Forni Martins
Beneficiário:Carlos Victor Mendonca Filho
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Leguminosae

Resumo

O gênero Machaerium Pers. (Leguminosae Papilionoideae) abrange cerca de 120 espécies, com distribuição tipicamente neotropical e de ocorrência nos mais variados habitats. A maioria dos trabalhos sobre o gênero é quase sempre de caráter regional, onde os problemas taxonômicos têm sido perpetuados. A classificação infragenérica é baseada em caracteres como forma, venação dos folíolos e presença de estipulas espinescentes. Poucas de suas espécies foram estudadas sob o ponto de vista biossistemático, incluindo a citotaxonomia. Este trabalho tem como objetivo efetuar a caracterização cromossômica de espécies pertencentes às diferentes seções de Machaerium, acompanhada da revisão taxonômica das espécies de Machaerium sect. Oblonga. Pretende-se desta forma, através da citotaxonomia e da taxonomia clássica, avaliar os caracteres diagnósticos, definindo, se possível, outros parâmetros para agrupamento das espécies em seções e também fornecer subsídios para a delimitação específica e o pronto reconhecimento das espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS VICTOR MENDONÇA FILHO; ANA MARIA GOULART DE AZEVEDO TOZZI; ELIANA R. FORNI MARTINS. Revisão taxonômica de Machaerium sect. Oblonga (Benth.) Taub. (Leguminosae, Papilionoideae, Dalbergieae). Rodriguésia, v. 58, n. 2, p. -, Abr. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.