Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de estratégias de manejo da resistência de Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae) ao acaricida dicofol

Processo: 00/00813-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Celso Omoto
Beneficiário:Everaldo Batista Alves
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus sinensis   Leprose   Acaricidas   Brevipalpus phoenicis

Resumo

O ácaro da leprose Brevipalpus phoenicis (Geijskes) é uma das principais pragas da citricultura brasileira e o seu controle é realizado principalmente com produtos químicos, sendo que o acaricida dicofol é o segundo produto mais usado. Associado a intensidade de uso do dicofol, o desenvolvimento da resistência vem afetando o desempenho deste acaricida, e assim encarecendo o custo de produção. Os objetivos deste projeto serão o de propor e avaliar estratégias, de manejo da resistência ao dicofol e avaliar alguns fatores bioecológicos que podem afetar a evolução da resistência. Para tanto, modelos de uso do dicofol, envolvendo rotação de produtos, serão avaliados. A mistura do dicofol com hexythiazox será comparada com a utilização destes dois produtos isoladamente e em esquema de rotação para o manejo da resistência de B. phoenicis ao dicofol. E o uso do fungo entomopatogênico, Verticillium lecanii, associado à subdosagens dos acaricidas dicofol e óxido de fenbutatina será avaliado em laboratório e campo para o controle de linhagens de B. phoenicis, susceptível e resistente ao dicofol. Por último a freqüência de resistência de B. phoenicis ao dicofol coletados em plantas hospedeiras alternativas dentro de pomares será comparada com a de populações coletadas nos citros e os mecanismos de dispersão como caminhamento e vento serão avaliados, para sabermos se ácaros susceptíveis, provenientes de refúgios, auxiliam na reversão da resistência de B. phoenicis ao dicofol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Everaldo Batista. Dinâmica da resistência de Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) (Acari: Tenuipalpidae) ao acaricida dicofol. 2004. 79 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.