Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de estratégias de manejo da resistência de Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae) ao acaricida dicofol

Processo: 00/00813-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Celso Omoto
Beneficiário:Everaldo Batista Alves
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus sinensis   Leprose   Acaricidas   Brevipalpus phoenicis

Resumo

O ácaro da leprose Brevipalpus phoenicis (Geijskes) é uma das principais pragas da citricultura brasileira e o seu controle é realizado principalmente com produtos químicos, sendo que o acaricida dicofol é o segundo produto mais usado. Associado a intensidade de uso do dicofol, o desenvolvimento da resistência vem afetando o desempenho deste acaricida, e assim encarecendo o custo de produção. Os objetivos deste projeto serão o de propor e avaliar estratégias, de manejo da resistência ao dicofol e avaliar alguns fatores bioecológicos que podem afetar a evolução da resistência. Para tanto, modelos de uso do dicofol, envolvendo rotação de produtos, serão avaliados. A mistura do dicofol com hexythiazox será comparada com a utilização destes dois produtos isoladamente e em esquema de rotação para o manejo da resistência de B. phoenicis ao dicofol. E o uso do fungo entomopatogênico, Verticillium lecanii, associado à subdosagens dos acaricidas dicofol e óxido de fenbutatina será avaliado em laboratório e campo para o controle de linhagens de B. phoenicis, susceptível e resistente ao dicofol. Por último a freqüência de resistência de B. phoenicis ao dicofol coletados em plantas hospedeiras alternativas dentro de pomares será comparada com a de populações coletadas nos citros e os mecanismos de dispersão como caminhamento e vento serão avaliados, para sabermos se ácaros susceptíveis, provenientes de refúgios, auxiliam na reversão da resistência de B. phoenicis ao dicofol. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Everaldo Batista. Dinâmica da resistência de Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) (Acari: Tenuipalpidae) ao acaricida dicofol. 2004. 79 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.