Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do papel dos leucotrienos na paracoccidioidomicose (pcm) pulmonar e na atividade fungicida e secretoria de macrofagos alveolares infectados pelo paracoccidioides brasiliensis.

Processo: 02/04701-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Garcia Calich
Beneficiário:Laura Raquel Rios Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/13766-0 - Paracoccidioidomicose pulmonar em camundongos isogênicos: caracterização de mediadores da imunidade natural e adquirida que determinam resistência ao fungo, AP.TEM
Assunto(s):Leucotrienos   Citocinas   Óxido nítrico   Macrófagos alveolares

Resumo

Neste projeto pretendemos estudar o papel regulador dos leucotrienos (LT) na paracoccidioidomicose (PCM) pulmonar de camundongos resistentes e susceptíveis ao fungo. Inicialmente estudaremos a cinética da produção de LT no lavado broncoalveolar de camundongos após a infecção intratraqueal. Estudaremos também o efeito de drogas que interferem com a síntese ou ação dos LT sobre a atividade fungicida de macrófagos alveolares normais e correlacioná-lo com a síntese de oxido nítrico e citocinas pró e anti-inflamatórias. Os tratamentos que mostrarem resultados mais marcantes in vitro serão empregados para modular a PCM in vivo. Animais tratados e não tratados serão então caracterizados quanto à gravidade da doença (por histologia e recuperação de fungos viáveis dos órgãos), quanto aos componentes celulares do lavado bronco-alveolar e as atividades fungicida e secretora de macrófagos alveolares. (AU)