Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das alteracoes hematologicas e das provas funcionais hepatica e renal em caes (canis familiaris) clinicamente normais expostos ao sulfato de vincristina (oncovin).

Processo: 98/01522-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 30 de setembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Márcia Ferreira da Rosa Sobreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Vincristina   Hepatotoxicidade   Nefrotoxicidade   Cães   Hematologia

Resumo

A vincristina é de uso corrente tanto na área de oncologia veterinária quanto na humana. Tal alcalóide apresenta uma importante ação citostática sobre várias classes tumorais como adenomas, carcinomas, linfossarcomas, entre outras. Porém, o efeito citostático da referida droga, não é seletivo, e não se restringe apenas às células tumorais, atingindo também sistemas celulares de renovação rápida tais como tecido sanguíneo, epitelial e espermático, dentre outros. Além disso, apesar da ampla utilização do sulfato de vincristina na oncologia humana e veterinária as informações bibliográficas em relação aos seus efeitos hemato, hepato e nefrotóxicos são ainda muito controversos. Isto posto, pretende-se, no presente ensaio, estudar os efeitos deletérios da vincristina com relação à celularidade do tecido sanguíneo e à capacidade funcional do fígado e rins de cães, clinicamente sadios, expostos a diferentes níveis de dosagens da referida droga. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOBREIRA, Márcia Ferreira da Rosa. Estudo das alterações hematológicas e das provas funcionais hepática e renal em cães (Canis familiares) sadios expostos ao sulfato de vincristina (Oncovin). 110 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.