Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de multiplex-PCR e multiplex RT-PCR para diagnóstico de meningoencefalites por vírus

Processo: 03/05292-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Beneficiário:Laura Patricia Mendoza Torres
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Meningoencefalite

Resumo

Meningoencefalites são causa de síndromes neurológicas que acometem principalmente crianças, adultos jovens e idosos. Podem ser causadas por ampla variedade de organismos que incluem vírus, bactérias, fungos e parasitas. Dentre os agentes virais causadores de meningoencefalite estão os Enterovirus, Herpesvirus, Paramyxovirus, Rhabdovirus e arbovírus pertencentes aos gêneros Alphavirus, Flavivirus e Orthobunyavirus. Em levantamento realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, quinquênio 1998-2002, observamos 364 casos de meningoencefalite supostamente por vírus e sem etiologia especificada. Reconhecendo que não existem trabalhos em nosso meio que identifiquem de forma sistemática os agentes virais mais freqüentes de meningoencefalite e que estas são infecções comuns, com potencial de gravidade significante e que, em muitos casos, dispõem de terapia específica, fez-se necessário o desenvolvimento de métodos para o diagnóstico etiológico destas viroses. Para tanto, parece-nos adequada a reação em cadeia da polimerase (PCR) que vem se consagrando como método rápido, sensível e especifico, inclusive para meningoencefalites. Portanto, objetivamos com este trabalho desenvolver multiplex PCR e RT-multiplex-PCR para diagnóstico de meningoencefalites em líquor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Biologia molecular é destaque na FAPESP Week Montevideo 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORRES, Laura Patricia Mendoza. Detecção viral por métodos moleculares em amostras liquóricas de pacientes com infecção do SNC. 2005. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.