Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de arbvirus isolados da fauna Diptera Nematocera do Estado de Rondônia (Amazônia Ocidental Brasileira)

Processo: 03/04438-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Edison Luiz Durigon
Beneficiário:Dyana Alves Henriques
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alphavirus   Arbovirus   Rondônia   Diptera   Flavivirus

Resumo

O termo arbovírus deriva de sílabas iniciais das palavras inglesas "artropod borne viruses" (ar+bo+vírus). Eles formam um grupo de agentes infecciosos transmitidos por artrópodes hematófagos de um hospedeiro para outro. Há uma grande lacuna em relação ao estudo das arboviroses no Estado de Rondônia. A grande maioria dos estudos brasileiros na Amazônia concentra-se no Estado do Pará em função das pesquisas realizadas pelo Instituto Evandro Chagas de 1954-2002. Embora sejam encontrados em todas as regiões tropicais e temperadas os arbovírus prevalecem nas florestas tropicais. A região amazônica do Brasil é provavelmente a mais rica reserva de arbovírus do mundo, possuindo aproximadamente 1/3 das arboviroses mundiais. Este estudo pretende avaliar exclusivamente os representantes da ordem dos dípteros mais especificamente da subordem nematócera e descrever a. ocorrência de arbovirus nestes dípteros do estado de Rondônia, através da reação de RT-PCR utilizando primers específicos para os gêneros Flavivirus, Bunyavirus e Alphavirus, caracterizando molecularmente os diferentes arbovírus circulantes na Amazônia Ocidental Brasileira, através da reação de sequenciamento de nucleotídeos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENRIQUES, Dyana Alves. Caracterização molecular de arbovírus isolados da fauna diptera nematocera do Estado de Rondônia (Amazônia ocidental brasileira).. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.