Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodegradação de resíduos oleosos de refinaria de petróleo através do sistema de biopilhas

Processo: 03/04404-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Sâmia Maria Tauk Tornisielo
Beneficiário:Eduardo Beraldo de Morais
Instituição-sede: Centro de Estudos Ambientais (CEA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biorremediação   Biodegradação   Petróleo

Resumo

A disposição final de resíduos de maneira adequada tem sido considerada meta prioritária pelas refinarias de petróleo. Resíduos oleosos ou borra oleosa provenientes do processo industrial, podem poluir o ambiente, representando perigo para todo tipo de vida. Uma das alternativas para enfrentar este problema ambiental, seria o de promover a biodegradação do resíduo usando a biodiversidade microbiana do solo. O sistema de biopilhas possui uma tecnologia disponível para este fim, uma vez que envolve a construção de células ou pilhas de solo contaminado de forma a estimular a atividade microbiana aeróbia. Este estudo pretende verificar a eficiência do sistema de biopilhas na biodegradação do resíduo oleoso de petróleo, proveniente da Refinaria de Paulínia (REPLAN), Estado de São Paulo, variando alguns fatores ambientais do processo. Por exemplo, a utilização de inóculo constituído por cultura mista de microrganismos previamente isolados de "landfarming" da REPLAN, uma vez que se supõe que estes já estejam adaptados às condições do resíduo a ser estudado, ou seja, hidrocarbonetos de petróleo. Pretende-sé também adicionar nutrientes em forma comercial contendo nitrogênio, fósforo e potássio a fim de aumentar a atividade microbiana e conseqüentemente a biodegradação; e a adição de certos compostos ou agregados que aumentam a permeabilidade e a aeração das pilhas no intuito de favorecer também a atividade microbiana. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, Eduardo Beraldo de. Biodegradação de resíduos oleosos provenientes de refinaria de petróleo através do sistema de biopilhas. 2005. 64 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.